9 de outubro de 2008

AS CARACTERÍSTICAS DO DISCÍPULO MISSIONÁRIO


Um viajante caminhava por uma estrada. Em um determinado lugar do percurso, a estrada se dividia em vários outros caminhos possíveis. E agora, para onde ir? O viajante ficou pensando. Algum tempo depois, um velho se aproximou. O viajante perguntou-lhe: - como escolher o caminho certo? O velho respondeu: - aonde você quer chegar? Depois de um momento de silêncio, o velho continuou: - para quem não sabe aonde ir, qualquer caminho serve.


As pessoas vivem atrás de felicidade, da realização de seus desejos. A isso chamamos de sentido da vida. Porém, muitas delas procuram no lugar errado. Algumas pessoas colocam o sentido de sua vida em comprar, gastar, acumular, a fim de mostrar aos outros que são felizes, quando, de fato, não são.


O Discípulo Missionário é aquele que fez a mais valiosa experiência que o ser humano pode fazer: fez a experiência do verdadeiro sentido da vida. Na experiência do sentido, sabemos porque vivemos e porque morremos. O discípulo é capaz de dizer: “sei em quem coloquei minha esperança”. O motivo de viver do discípulo é servir a Cristo no anuncio da boa nova do Reino de Deus e no amor ao próximo. Não obstante, o discípulo sabe que, “ se morremos com Cristo, como ele ressuscitaremos.”


O Discípulo Missionário não perde a esperança, em um mundo desesperançado. Ama o próximo, em um mundo que estimula somente o amor a si mesmo. Propõe e constrói uma sociedade melhor, em um mundo que decreta o fim da história e a vitória do neoliberalismo. Espera a vida eterna, em um mundo que incentiva o “aproveitar aqui e agora”.


O Discípulo Missionário espalha a notícia que ele próprio experienciou: que o sentido da vida é o Cristo.

Eliseu Lucas Alves de Oliveira, 6º semestre

Nenhum comentário: