7 de novembro de 2008

A ARMADURA DA SANTIDADE

A fragilidade e a vulnerabilidade da criatura humana são tais que tornam necessárias uma armadura, para quem queira empenhar-se na luta contra o inimigo de Deus e o adversário do Evangelho.

Segundo a Carta de Paulo aos Efésios ( Ef 6, 10-20), o verdadeiro soldado de Cristo deve vestir a armadura de Deus e fortalecer-se no espírito através da oração. Os elementos que compõe esta armadura são:

1º O Cinturão da Verdade, que cinge no combatente uma veste apropriada ao combate, isto é a coerência total entre aquilo que é e aquilo que deixa transparecer. 2º A Couraça da Justiça, que pode ser definido como ação de Deus para salvar os pobres e humilhar os pecadores, bem como a participação no zelo de Cristo pela justiça do Pai, que nos protege e defende do inimigo. 3º Os Pés Calçados com o zelo e a prontidão de propagar o Evangelho da Paz, estando sempre de aberto ao diálogo e ao aprofundamento da vida evangélica. 4º O Escudo da Fé deve ser empunhado em todas as ocasiões a fim de defender-nos das flechas de fogo lançadas pelo inimigo, que procuram ferir-nos e roubar-nos os tesouros da fé. 5º O Capacete da Salvação significa aceitar a ação salvífica de Deus, como nossa única proteção e esperança, e ele nos protege a cabeça, que é a parte mais importante do corpo. 6º A Espada do Espírito que é a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que a espada de dois gumes, ela penetra até o ponto donde a alma e o espírito se encontram ...(Hb 4,12).

Apesar de todos esses elementos da armadura do guerreiro de Cristo que luta para conquistar a santidade, a prática constante da oração move, vivifica, afia e faz com que esta armadura trabalhe em perfeita sincronia nesta luta contra o mal. Pois a ORAÇÂO parte de Cristo como dom e é movido e guiado pelo Espírito Santo. Desta forma o guerreiro de Cristo terá as condições necessárias para alcançar o seu objetivo que é a santidade.

Valdecir Antônio Zöhler, 2º semestre de filosofia pela PUCRS

Nenhum comentário: