9 de outubro de 2008

Maria, Rosa Mistica


O simbologismo das flores nos encanta por sua beleza, cores, perfumes. Estamos no tempo da primavera, época na qual desabrocham as flores. Assim como após o 5º CELAM, desabrochou como uma flor, a missão do discípulo de Cristo em nosso continente, tendo Maria como a Rosa Mística, ou seja, modelo de sua missão.


Chegada à primavera, os jardins, as ruas, os bairos e as cidades enfeitam-se com flores que surgem a cada momento nesta época. Ao depararmos com as flores veremos que elas possuem um ciclo, onde elas nascem, crescem, florescem, produzem sementes e acabam perdendo a sua beleza ao murcharem.



Maria é chamada de Rosa pelo simbologismo sugerido pelo profeta Isaías: ‘E sairá uma vara do tronco de Jessé, e uma flor brotará de sua raiz’. Mas não somente de Rosa, mas de Rosa Mística, pois possui todas as belezas da rosa sem ser atingida por suas falhas, que as rosas normais possuem como os espinhos, a perda de seu perfume e o seu fim ao murchar.



Após o 5º CELAM realizado de 13 a 31 de maio de 2007 em Aparecida SP, entramos numa eterna primavera, onde Maria é a Rosa Mística do jardim deste continente em missão. A qual seus filhos, discípulos missionários de seu Filho Jesus, desejam contemplar a beleza de seus ensinamentos e de suas graças, pois és ‘a imagem perfeita do discípulo missionário’(364º D.A.), a ser seguida.Para que assim, nós flores imbutidas de limitações, desejamos seguir o vosso exemplo, possamos chegar um dia ao seu Filho Jesus e com Ele a Deus Pai.




Valdecir Zöhler, 2º semestre

Nenhum comentário: