9 de outubro de 2008

O CRISTÃO E A MUDANÇA SOCIOPOLÍTICA A PARTIR DE APARECIDA

As eleições vêm aí e uma pergunta não quer calar: qual nosso papel, enquanto cristãos, frente a toda problemática sociopolítica atual?
O profetismo sempre esteve presente na história do povo de Deus. Novamente é ele que deve conduzir os cristãos a denuncia das situações de corrupção sociopolítica e também ao anuncio dos possíveis meios para desarraigar essa cultura de nosso meio social.
O episcopado Latino-Americano e Caribenho nos mostra, no Documento de Aparecida, quão importante é nossa presença cristã na sociedade civil, assumindo uma atitude mais protagonista para fortalecer a democracia participativa e criar maiores espaços de participação política. Assim, tomando consciência do poder que temos nas mãos, geremos mudanças importantes na conquista de políticas públicas mais justas que revertam a atual situação de exclusão social (n. 75).
O discípulo missionário de Jesus Cristo realiza sua missão no mundo, com seu testemunho e atividade, contribuindo para a transformação das realidades e para a criação de estruturas justas segundo os critérios do evangelho, à luz da opção preferencial pelos pobres, implícita na fé cristológica e reafirmada pelo documento dos bispos em Aparecida (n. 392).
Que o Espírito Santo nos ajude na realização de nossa missão para que, por Ele iluminados, proclamemos a Boa Nova do Reino de Deus que Jesus nos veio comunicar.

Douglas Carré, 2º semestre

Nenhum comentário: