4 de setembro de 2008

Os pilares da Bíblia

A Bíblia está sustentada ao longo de sua história por três pilares: a Revelação em Si mesma de Jesus Cristo, a sua transmissão através da Tradição Apostólica e ao Magistério da Igreja formado pelos bispos, cabe a sua devida interpretação.

Quanto à Revelação: ‘Aprouve a Deus, na sua bondade e sabedoria, revelar-se a Si mesmo e dar a conhecer o mistério da sua vontade, segundo o qual os homens por meio de Cristo, o Verbo Encarnado, tem acesso ao Pai no Espírito Santo e se tornaram participantes da natureza divina. Esta Revelação realiza-se por meio de ações e palavras intimamente relacionadas entre si, onde manifestam, confirmam e esclarecem o mistério nelas contido' (D.V.2ºart.).

A Tradição Apostólica caminha unida com a Palavra de Deus encarnada em seu Filho Jesus, ‘que mandou aos apóstolos, que pregassem a todas as gerações, como fonte de toda a verdade salutar e de toda a disciplina de costumes, comunicando por meio do Evangelho, antes prometido pelos profetas e por Ele cumprido, os dons divinos' (D.V.7ºart.).

Ao Magistério cabe o encargo de interpretar com autenticidade a Palavra de Deus escrita ou contida na Tradição vivenciada pelos apóstolos, mártires e santos, ‘cuja a autoridade é exercida em nome de Cristo.Ele não está acima da palavra de Deus, mas apenas ao seu serviço, ensinando apenas o que lhe foi transmitido, por mandato divino e com a assistência do Espírito Santo' ( D.V.10ºart.).

É por meio destes três pilares que a Bíblia perpassa à história e chega até os dias atuais, pois estes intimamente relacionados entre si sustentam um só depósito sagrado da Palavra de Deus confiado à Igreja.

Valdecir A. Zöhler, acadêmico do 2º semestre do curso de filosofia da PUCRS

Nenhum comentário: