4 de setembro de 2008

Bíblia: livro Antigo ou Atual?

Para dar uma resposta a esta pergunta não precisa grandes elucubrações, mas sim olharmos a sua importância que dia-a-dia em nossa atualidade é mostrada e usada. A Bíblia é um livro que acompanhou e acompanha a história, ao longo da caminhada do ser humano como subsídio de Salvação e informação de uma forma atualíssima.

A Bíblia é o registro da longa experiência religiosa do povo de Israel, homens que buscavam estar inspirados pelo Espírito Santo, acreditando em sua palavra e verdade. A Bíblia é a Palavra de Deus, portanto, Ela é mais do que apenas um bom livro, é revelação de Deus escrita para a humanidade. Ela é, e devemos torná-la em nossa vida espiritual lâmpada e luz para o nosso caminhar, como menciona um canto bem conhecido.

A partir disso devemos nos questionar: qual a importância, como Filhos de Deus, damos a Sagrada Escritura?

Como sabemos, nós Católicos somos os Cristãos que menos lemos a Bíblia, não por não tê-la, mas por preguiça ou desmotivação. Onde Ela torna-se em nossas famílias objeto decorativo de muitas estantes e mesas, sempre aberta, como se alguém tivesse lido, mas isto não basta pois pelo motivo de estar aberta não vai informar e edificar a Fé de ninguém. Ela tem uma capacidade de renovar-se através daquele e daquela que à lê, fazendo uma boa interpretação não de uma forma fundamentalista como a maioria das vezes acontece.

Que neste mês dedicado pela Santa Igreja como mês da bíblia possamos tomar gosto de lê-la, e assim conhecermos através Dela qual a mensagem que o Senhor quer transmitir para seus filhos amados.

Everton M. Souza, acadêmico do 6º semestre de filosofia da PUCRS

Nenhum comentário: