4 de março de 2008

Quaresma: tempo de conversão



Mais uma vez Jesus vem nos revelar uma vida Santa e com isto lavar nossos pecados nos restaurando a uma vida nova.


Quaresma é tempo de conversão, de reconhecermos que pecamos mas que temos um Cristo que morreu e viveu por nós.


A igreja se une a cada ano, mediante os quarenta dias da Quaresma, ao mistério de Jesus no deserto. É no deserto que Ele foi tentado e que venceu o tentador por nós: “Pois não temos um sumo sacerdote incapaz de compadecer-se de nossas fraquezas, pois Ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado”. ( Hb 4, 15 )


Nós como Católicos, devemos dia-a-dia vencermos o Satanás que vem nos tentar com várias artimanhas e que muitas das vezes até caímos. E é por isso que devemos participar do dinamismo da conversão e da penitência e também neste tempo litúrgico a praticarmos privações voluntárias como o jejum, esmola e a partilha fraterna. A partir disto somos convidados a abrir nosso coração ao Perdão, como a parábola que Jesus descreve do “Filho Pródigo”, cujo centro é o pai misericordioso. Assim é o amor que Cristo tem por nós, que é o amor embasado em Misericórdia, que se manifesta na Cruz. E que a Cruz Sagrada seja nosso guia e que o Satanás seja derrotado, como diz São Bento em uma oração bem conhecida: “A Cruz sagrada seja minha Luz, Não seja o Dragão meu guia, Retira-te Satanás, Nunca me aconse-lhes coisas vãs, É mal o que tu me ofereces, Bebe tu mesmo do teu veneno”.


Este período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.




Everton M. de Souza
V Semestre

Nenhum comentário: