7 de março de 2008

A HOMILIA



O departamento de Liturgia do CELAM, realiza do em Bogotá, em1981, oferece as Igrejas do Continente Latino-americano um opúsculo, no qual revela seu verdadeiro sentido, os elementos que a compõe e faz uma avaliação sobre o modo de como prepará-la e apresentá-la.

Etimologicamente a palavra HOMILIA vem da palavra grega “homilia”, que significa reunião, conversa familiar.É um tipo de oratória sagrada que convém mais à celebração litúrgica e dos sacramentos, sua função na celebração é de servir de passagem ao rito, ou seja, ser ponte entre a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística.

A Homilia é composta de três elementos principais:

*EXEGÉTICO: é a interpretação da Palavra de Deus, onde para se chegar–se a mensagem principal, é preciso perguntar-se: O QUE QUER DIZER DEUS ATRVÉS DESTE TEXTO?
*VITAL: é a aplicação da mensagem á vida da comunidade e a cada um dos que a integram, aproveitando o paralelismo entre as situações vitais que encontramos na Bíblia e na Sociedade Moderna atual.
*LITÚRGICO: é a aplicação da mensagem à celebração litúrgica é a assembléia que celebra, tendo uma função mistagógica, de conduzir aos mistérios da fé, a partir da Palavra dada até a ação sacramental.

Quanto ao modo de prepará-la, é preciso escolher uma das três leituras como núcleo referencial da pregação, e das várias mensagens, idéias ou temas encontrados na exegese, convém escolher um e procurar desenvolvê-lo, formando assim uma estrutura, que facilitará ao pregador sua exposição.

Referente ao modo de expo-la, é primeiramente tarefa presidencial,não deve ser muito extensa, onde o pregador precisa tratar de pregar não a um público, mas a si próprio dentro de um público, primando pela simplicidade, sinceridade, clareza na comunicação e certa unção, a fim de expressar-se num estilo mais pastoral e coloquial, ou seja, da forma do povo.

Embora esse opúsculo, sobre a homilia seja ultrapassado por obras mais complexas, sempre quando folhar-mos suas páginas, ele tem algo de valioso a ensinar-nas maneiras de como colocá-la em prática nos dias atuais.


Resumo do livro sobre Homilia :
Valdecir Antônio Zöhler.

Nenhum comentário: