7 de novembro de 2008

SANTOS HOJE


Deus Pai nos escolheu em Cristo para sermos nele santos pelo amor... Mas como um cristão inserido num mercado altamente competitivo, tecnicista e consumista pode ser santo? Ou, como é que um cristão, trabalhando nas mais diversas áreas, pode incorporar em sua experiência espiritual o conceito bíblico de santidade?

Bento XVI em discurso no dia 08 de março de 2008 no Vaticano nos lembra: “A secularização, que se apresenta nas culturas como proposta do mundo e da humanidade sem referência à Transcendência, invade todo aspecto da vida cotidiana e desenvolve uma mentalidade na qual Deus está de fato ausente, em tudo ou em parte, da existência e da consciência humana”. Vê-se claramente que se vive certa decadência espiritual, ainda que esta seja caracterizada por um inconstante espiritualismo (religiosidade sem compromisso com o próximo). E faz-se necessário a recordação dos valores fundamentais cristãos como o amor e a busca pela santidade, à luz da santidade de Deus (cf. Mt 5,48).

Como discípulos missionários, configurados a imagem do Mestre, tendo os corações enraizados Nele, inseridos e realizando nossa missão no mundo, nos santificamos a medida que aprendemos e praticamos as bem-aventuranças do Reino, o estilo de vida do próprio Jesus. Estilo de vida este que, segundo os bispos em Aparecida, manifesta-se no seu amor filial ao Pai, sua compaixão entranhável frente à dor humana, sua proximidade aos pobres e aos pequenos, sua fidelidade à missão recebida, seu amor serviçal até a doação de sua vida (DA 139).

Por mais que vivamos uma “mudança de época” vale-nos este principio central do Mestre, que nos caracteriza enquanto cristãos, nos assemelha a Ele e nos santifica Nele: ”Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” (Jo 15,12).

Douglas Carré, 2º semestre de filosofia pela PUCRS

2 comentários:

Anônimo disse...

"Amai vos uns aos otros como eu os amei" (Jô)

Belas palavras meu caro Douglas.
Parabéns pelo texto.

Anônimo disse...

Adorei o texto...
realmente é complicado conciliar as atividades humanas desse mundo competitivo com a santidade desejada no Evangelho...mas não é impossível...basta querer!!!
Parabéns, realmente muito bom, e pra mim foi e é de grande valia.
Deus o abençoe!