14 de agosto de 2008

Vocação: Um chamado para cuidar da vida


O Pai da criação deu-nos a graça de existir: eu, você, os outros, os animais, as plantas, as estrelas, as galáxias... todos somos filhos do mesmo pai e irmãos de existência.

O nosso Pai comum concedeu ao ser humano um dom especial, que a nenhum outro ser confiou. É o dom da inquietação, da incompletude, da busca de realizar a sua essência que se sacia na transcendência, no estado de amor infinito.

Deus, amando a humanidade, pôs no coração do ser humano, fraco e indefeso, uma vocação (chamado para). O primeiro chamado do Criador foi para a vida. Ninguém escolheu ter nascido, e a existência é um dom que compartilhamos com tudo o que existe no planeta e no cosmos. Os outros chamados, Deus reservou somente para a espécie humana, que é um chamado para exercer um serviço a Deus e aos irmãos e a todas as criaturas: o serviço do matrimônio (para gerar filhos e educá-los na fé, propagando a espécie), o chamado a servir como leigo na comunidade de fé (a Igreja), e o serviço específico para ser pastor (religioso, religiosa, padre) levando ao povo os sacramentos e ensinando pelo exemplo, o povo, a vivenciar o evangelho, construindo o Reino, a Civilização do Amor (Paulo VI).

A recente preocupação com o problema já antigo, a ecologia, faz-nos refletir sobre a sustentabilidade da vida no planta. Percebemos que Deus nos chamou também para cuidar do nosso planeta, nossa casa comum. Somos convocados a nos sentirmos parte desta casa (oikos), e não o seu dono que tem o direito de fazer dela o que quer. Somos chamados para uma ética do cuidado com a vida, como todo o tipo de vida existente.

Vocação é um chamado de Deus para o serviço, para o cuidado com toda a criação, e Deus precisa de nosso sim, que nos conduzirá a felicidade neste mundo e no Reino Definitivo.

Eliseu Lucas Alves de Oliveira
Acadêmico do 6º semestre do curso de Filosofia da PUCRS

2 comentários:

Anônimo disse...

It could challenge the ideas of the people who visit your blog.

Anônimo disse...

Gomen kudasai.