13 de agosto de 2008

Filme O QUINTO ELEMENTO

Título original: The fifth element
Duração: 127 minutos (2 horas e 7 minutos)
Gênero: Ficção científica
Direção: Luc besson
Ano de lançamento: 1997
País de origem: França
Elenco: Bruce Willis (Korben Dallas) Milla Jovovich (Leeloo) Gary Oldman (Jean-Baptiste Emmanuel Zorg)


Uma raça extraterrestre, os Mondoshawans, regressa a um templo no Egipto, em 1914, para levar quatro pedras, representando os quatro elementos, que consideram não estarem ali seguras. As pedras serão vitais para repelir o ataque das forças do Mal, previsto para dali a 300 anos.

Nova Iorque, 2214, os Mondoshawans voltam à terra mas são impedidos de cumprir a sua missão. Entretanto, as forças malignas, na forma de uma gigantesca esfera de anti-matéria do tamanho de um pequeno planeta, preparam-se para exterminar toda a vida terrestre. O padre Cornelius (Holm), seguidor de uma religião fundada pelos Mondoshawans previne que a batalha só será ganha juntando o quinto elemento aos outros quarto.

Um ser humanóide, Leeloo (Jovovich), é criado a partir de um Mondoshawan. Em fuga, vai cruzar-se com o motorista de táxis Corben Dallas (Willis). As forças do Mal têm um aliado na Terra - Zorg (Oldman) -, que por sua vez recorre aos serviços de uma raça extraterrestre pouco civilizada, e de aspecto canídeo, os guerreiros Mangalore. Zorg, os Mangalore, Dallas - entretanto contactado pelo seu ex-comandante, o General Munro (James) -, Leeloo e Cornelius: todos lutam pela posse dos quatro elementos.

O Quinto Elemento» é uma comédia antes de outra coisa qualquer. Depois estão os efeitos visuais, ou o centro e o fim último das grandes produções pós-segunda metade da década de 90. Os excelentes planos aéreos da cidade combinam estas técnicas em diversos planos. A sequência de três planos do salto de Leeloo comporta miniaturas num primeiro plano e num plano intermédio, pinturas matte bidimensionais em fundo, e planos intermédios preenchidos com CGIs. Segundo relataram os profissionais que trabalharam nos efeitos especiais, este método possibilita uma riqueza visual fora do comum. Num plano incluiu-se uma perseguição e tiroteios em fundo, num nível muito complicado de alcançar a olho nu se a atenção não estiver para aí virada. Uma outra cena incluirá, no canto inferior direito da imagem a conexão de um apartamento, explicando a sua construção modular. Mark Stetson, supervisor dos efeitos especiais diz que "isso foi só para os fans do laser disc&quot.

É sem dúvida um filme a ver com prazer. Quando chegar o momento de sentimentalismo despropositado pense noutra coisa. Mas quem sabe faça parte da piada...
Valdecir A. Zöhler, Acadêmico do 2º semestre do curso de Filosofia da PUCRS.

Nenhum comentário: