2 de julho de 2008

SÓCRATES: ENTRE O MITO E A RAZÃO

Este foi o tema que escolhi para o meu trabalho da disciplina de Seminário Ι. O que me motivou a escolher este tema?

A princípio foi porque se trata de um dos principais filósofos da Grécia Antiga, e um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental. Através de seu método hipotético dedutivo, que Sócrates utiliza para persuadir seus interlocutores, no diálogo platônico O Fédon, que é utilizado até os dias de hoje, e fundamenta-se em 3 princípios: A Hipótese, o qual toma-se um princípio como verdadeiro, e retira-se as conseqüências que dele discordam. A Argumentação, no a justificação de um princípio faz-se pela recondução a um mais elevado. E por fim a Conclusão, onde não se pode confundir os princípios com suas conseqüências, pois ao assumir as premissas como verdadeiras (as hipóteses), logo a conclusão que deriva delas, também deve ser verdadeiras.

Um dos principais objetivos dos filósofos gregos era desmistificar os deuses, procurando dar uma explicação racional aos fatos que ocorriam no mundo. O ponto de partida de suas reflexões filosóficas eram os sonhos, que segundo os gregos era revelação dos deuses e por ser revelação dos deuses, acabavam tornando-se mitos, o que de certa forma assustava as pessoas.

Sócrates ao procurar desmistificar os sonhos através de suas reflexões filosóficas utiliza-se deste método, para persuadir seus interlocutores a respeito de suas Idéias de Geração de Contrários, da Reminiscência, da Natureza da Alma, da Teoria da Participação, e do Mito do Julgamento e do Destino das Almas. Ao final do diálogo platônico do Fédon, Sócrates antes de beber a cicuta, não consegue através de seu método comprovar de forma clara e objetiva a seus interlocutores Símias e Cebes, suas idéias a respeito da Imortalidade da Alma. E como “bom filósofo”, recorre novamente aos mitos para explicar as suas idéias.

Diante desta situação indaguei-me:- Como a razão humana, representada na pessoa de Sócrates tem limites, e que ela mesma não consegue explicar-se de forma racional? Onde encontrar uma explicação para alguns fatos, se a razão humana é incapaz?

Diante destas perguntas, o caminho percorrido por Sócrates parece ter sido o mais correto, pois reconheceu a sua pequenez diante dos deuses, e esteve aberto para as suas revelações, os sonhos.

Para que nós estudantes de filosofia, também estejamos abertos à revelação de Deus em nosso meio universitário, e em nossa vida de seminário, para que possamos fazer não a nossa vontade, mas a vontade de Deus!

Valdecir A. Zöhler, 1º Ano

Nenhum comentário: