2 de julho de 2008

DICA DE LIVRO: IMAGENS E SÍMBOLOS: Ensaio sobre o simbolismo mágico religioso (Mircea Eliade)

Mircea Eliade é um pesquisador das religiões, e em muitas delas ele descobre elementos comuns, por exemplo: a imagem do centro como segurança; o culto é sempre o centro do mundo; o mito do paraíso perdido; o tempo como elemento a se superado pela eternidade; a água como simbolismo do novo nascimento, etc.

Mircea Eliade reflete o que poderia ser a causa deste fenômeno, e concordando com outros autores como Carl Gustav Jung e Paul Ricouer, encontra no símbolo e na imagem um arquetípo (inconsciente coletivo da humanidade) o ponto de aproximação das religiões. Para Eliade. “o pensamento simbólico faz parte do ser humano; é anterior à linguagem e à razão discursiva. A imagem, os símbolos, os mitos não são criações irresponsáveis do psiquismo mas correspondem a uma necessidade e preenchem a função de revelar as modalidades do ser. Estudá-los nos leva a conhecer o homem, o ‘unicamente homem’, isto é, aquele que ainda não compôs com as condições da história.”

A intenção de Mircea Eliade é descobrir uma estrutura simbólica da humanidade que configura o seu pensar religioso. Contudo, não quer transformar a religião em antropologia, mas explicitar os dados antropológicos da fé.

Eliseu Oliveira, 5º sem.

Nenhum comentário: