2 de junho de 2008

SER PADRE?

Eu padre? Porque não! Sou o caçula de uma família Católica. Tive uma adolescência como os demais jovens de minha comunidade e de minha faixa etária, indo todos os dias para o colégio, onde lá se tornou o ponto de encontro para muitos de nós. Estudei sempre em escola pública, a


primeira escola foi na comunidade onde minha mãe foi a professora e assim foi indo até o ensino médio onde estudei na Escola Laura Klaudat, no município de Tunas. Desde cedo tive contato com a igreja, devido a minha família que participava nas missas, e também auxiliava na comunidade.

Sou Everton Marcos de Souza, natural de Tunas da paróquia Nossa Senhora da Conceição e da comunidade Santa Terezinha, e foi assim participando, em minha comunidade e engajado na liturgia e catequese que os poucos me despertaram a conhecer uma vida diferente, quem sabe, por que não a ser padre!

Refletindo sobre meu futuro pensei em seguir a vida de educador como minha mãe, até tive uma experiência, onde trabalhei com a educação de jovens e adultos, num projeto de alfabetização da época, mas notei que aquilo não me completava. Algo faltava para me realizar e foi aí que optei em conhecer o seminário. Meu primeiro contato neste chamado foi em Cruz Alta onde com mais cinco jovens prestamos o Propedêutico, que é um ano para o discernimento vocacional e também para refletir se é isto mesmo que você quer. Após, passei a estudar em Viamão, no curso de Filosofia pela PUC-RS, onde estou este ano com a graça de Deus, concluindo mais esta etapa. Em Viamão conheci muitos outros seminaristas, os quais buscam o mesmo ideal de ser padres e primeiramente em serem jovens de Deus e de Oração, conduzidos pelo Espírito Santo, que é o fermento para a nossa vocação. Nos finais de semanas realizo atividades pastorais em paróquias de Porto Alegre. E o ano que vem estou ansioso para então dar mais um passo a este chamado, indo para a Teologia.

Everton Marcos de Souza; Seminarista da Diocese de Cruz Alta.
5º Semestre de Filosofia; PUC/RS.

Nenhum comentário: