8 de maio de 2008

Pentecostes: Um verdadeiro avivamento


Pentecostes é o símbolo do Cenáculo, onde os apóstolos se reuniram pela primeira vez à espera doEspírito Santo, que é o inspirador de todos os seus trabalhos na igreja. Ela é conduzida pelo sopro inspirador, compartilhando o amor em Cristo. O 50° dia após a páscoa é considerado o dia de Pentecostes.

É o Espírito Santo que faz o homem velho, cheio de preconceitos, a tornar-se um homem novo e renovado.

Segundo o Catecismo é no dia de Pentecostes que se realiza a efusão do Espírito Santo, repletos do Espírito Santo, os apóstolos começam a proclamar as “maravilhas de Deus”, (At. 2,11), e Pedro começa a declarar que esta efusão do Espírito é o sinal dos tempos messiânicos.

Nós cristãos somos também convidados a fazermos acontecer dia-a-dia em nossas comunidades um novo avivamento, ou seja, um novo Pentecostes. No dia de Pentecostes, o Espírito Santo foi derramado sobre os apóstolos, “reunidos no mesmo lugar”( At. 2,1), esperando-o, “todos unânimes, perseverantes na oração” (At. 1,14). O Espírito, que ensina a igreja e lhe recorda tudo o que Jesus disse vai também formá-la para a vida de oração. A oração tem seu carisma, que é um dom, um presente,uma graça recebida do Espírito Santo, é a capacidade que o Espírito nos dá para orarmos como Deus deseja, como lhe convém, (Romanos 8,26).

O Papa João Paulo II, dizia: "O Espírito é o único que pode ajudar às pessoas e as comunidades a libertarem-se dos velhos e novos determinismos, guiando-os com a lei do espírito que dá a vida em Cristo Jesus"

Com o batismo, tornamo-nos templos do Espírito Divino. Graças à força do Espírito que habita em nós, o Pai e o Filho vêm também habitar em cada um de nós. É o Dom do Espírito Santo que: Nos eleva e assimila a Deus em nosso ser e em nossas ações; Nos permite conhecê-lo e amá-lo; Faz com que nos abramos às divinas pessoas e que estas fiquem em nós.

A vida do cristão é uma existência espiritual, uma vida animada e guiada pelo Espírito para a santidade ou perfeição da caridade.Graças ao Espírito Santo e guiado por Ele, o cristão tem a força necessária para lutar contra tudo o que se opõe à vontade de Deus.

Everton M. de Souza, 5º Sem. Filosofia

Nenhum comentário: