2 de dezembro de 2006

DICA DE LIVRO


“Educar é fazer ato de sujeito, é problematizar o mundo em que vivemos para superar suas contradições, comprometer-se com o mundo, para recriá-lo constantemente.”
(Moacir Gadotti)
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A educação, hoje, é colocada como uma prioridade para o desenvolvimento social. Isto quer dizer que educação é muito mais do que um instrumento a mais na luta por um espaço na sociedade mediante o mercado de trabalho, mas têm uma função social, dialética, de através de uma ação educativa construir uma nova sociedade, baseada no diálogo que não pode negar o diferente, o conflituoso. É em cima desta idéia que é escrito o livro Educação e Poder: Introdução à Pedagogia do Conflito, do Mestre em Filosofia e Doutor em Ciências da Educação, o Professor Moacir Gadotti.
A obra é de uma riqueza filosófica e de uma perspicácia crítica. Gadotti mostra-se como um implacável destruidor de conceitos excludentes e preconceituosos, ocultados no jogo ideológico da prática educativa cuja finalidade é mascarar um projeto social, político e econômico de uma minoria que detém o poder. Critica a pedagogia que acredita no consenso, na univocidade teórica e prática, negando e até perseguindo quem pensa diferente.
Como alternativa, propõem a pedagogia do conflito, do diálogo entre as diferenças. A educação proposta é uma educação que não se limita na relação professor-aluno, mas na implicância da relação educação com a sociedade, que se dá na inseparável vinculação do ato educativo, do ato político e o ato produtivo, ou seja, a educação na questão do poder.
A obra se divide em três partes. Na primeira parte o autor faz uma análise filosófica da educação, na segunda parte reflete a prática pedagógica e na terceira faz uma análise da política e da prática educacional no Brasil à luz da crítica da ideologia.
É destinado àqueles que, por acreditarem na educação, acreditam em outra relação educativa, que promova uma nova sociedade.

Eliseu Oliveira 2º semestre

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