4 de outubro de 2006

SOBRE A MULHER HOJE



Ainda existem muitos obstáculos a serem superados, mas, arrisco dizer, que em nenhum outro momento histórico as mulheres, em geral, tiveram tantas possibilidades de vencer os preconceitos e ocupar o lugar que é seu na sociedade.
Em comparação com épocas passadas, percebemos grandes avanços que o gênero feminino angariou para si: poder expressar seu pensamento e fazer com que seja ouvido, poder votar e ser votada, poder ter um emprego, poder decidir se quer ou não ter um filho ...
Se considerarmos que na maioria das culturas antigas a mulher era vista como naturalmente inferior ao homem, sendo, até mesmo, tida como um homem que nasceu com um defeito por que fora fruto de uma gestação imperfeita.
E em alguns povos de antigüidade a mulher era diretamente relacionada com uma necessidade corporal, e portanto, um empecilho para a ascendente caminhada às realidades inteligíveis que levariam ao conhecimento da verdade.
E uma outra discriminação que marcou a história feminina, que foi a concepção de que mulher é o “sexo frágil”: emotiva, mais fraca fisicamente frente ao homem “racional e forte”. Era vista como alguém que precisaria da presença impositiva e protetora do homem para poder sobreviver.
Principalmente depois das revoluções liberais que sucederam na Europa a partir do século XVII, a mulher, aos poucos, começou a ser vista como pessoa, igual ao homem em dignidade direitos e deveres. É obvio que jamais podemos nos furtar a elogiar e reconhecer as ações dos grupos que lutaram e lutam a favor do respeito aos direitos da mulher, e que é inegável que, apesar dos avanços, a mulher continua discriminada e violentada, principalmente as mais pobres. Mas apesar disso, de um passado antigo e recente fortemente marcado pela discriminação, a mulher segue conquistando o seu espaço para poderem expressar-se e desenvolverem suas capacidades que tanto contribuem para a sociedade como para a vida.
Certamente ainda há muito que se avançar, mas existem vitórias para serem celebradas.

Luis Fernando Mattos 2° Semestre

Nenhum comentário: