4 de outubro de 2006

MARIA, MODELO DE FÉ E MISSIONÁRIA DE JESUS


Outubro é o mês missionário. Queremos tomar maior consciência de nossa missão. Na Igreja somos todos missionários de Jesus, pois a missão do cristão é decorrência do próprio batismo. Assim, somos responsáveis pelo anúncio da Boa Nova, nos tempos atuais, aqui e agora. Para sermos missionários de fato, precisamos testemunhar pela vida, a nossa fé em Jesus ressuscitado, com amor, humildade e doação, no cotidiano.
Com Maria, modelo de fé e missionária primeira de Jesus, seremos coerentes com aquilo que anunciamos, cumprindo nossa vocação
missionária. Maria, modelo de fé. “Feliz a que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido”. A maior razão para termos Maria como modelo de fé é observar sua vida, sua coerência entre “crer e viver”. Nela a fé
se traduz numa grata acolhida de Jesus que é Caminho, Verdade e Vida. Ela vive com os olhos
fixos em Cristo e guarda cada palavra: “Conservava todas estas coisas e as meditava em seu coração”(Lc 2,19). Assim revelava ser toda de Deus.
Pela fé, Maria se abre à ação do espírito Santo e concebe o Verbo encarnado do Pai, junto com a missão a ela confiada. Em sua oração “Eu sou a serva do Senhor”, revela sua entrega total a Deus e disponibilidade absoluta em servir as pessoas mais necessitadas. Ela é de fato a grande mensageira e anunciadora do Reino de Deus.
A missionária de Jesus, revela pela sua fé a confiança em Deus, que é possível superar grandes dificuldades. Ela é capaz de caminhar ao encontro de um futuro novo ainda desconhecido, aceitando ser a mãe e a serva de Jesus. Tudo o que ela diz e faz, leva-nos ao compromisso missionário hoje, como alegres e corajosos colaboradores de Jesus.
Outubro é também o mês do Rosário. Saibamos configurar-nos a Cristo missionário com Maria. Disse João Paulo II: “ O Rosário é um itinerário de anúncio e aprofundamento, no qual o mistério de Cristo é continuamente oferecido aos diversos níveis da experiência cristã”. Portanto, mediante a oração do Rosário anunciamos Cristo com Maria. É um meio poderoso de vida espiritual e um grande recurso para todo bom evangelizador.
Finalmente gostaria que você caro leitor, se perguntasse: Tenho consciência que também sou batizado e missionário de Jesus? Tenho suficiente fé e coragem para anunciar a Boa Nova do reino de Deus no mundo atual?

Pe. José Hermeto Mohr

Nenhum comentário: