5 de abril de 2008

A FILOSOFIA E SUAS IMPRESSÕES PRINCIPAIS

Diante do mundo acadêmico filosófico, os calouros ou principiantes encontram a princípio inúmeras dificuldades como a abertura de horizontes e mentalidades, consequentemente leva-os a questionar-se a esse respeito, com isso conhecem diferentes caminhos e acaba exigindo uma postura responsável diante desta realidade.

A princípio, no mundo filosófico precisa-se do espanto, que sem o qual ela não acontece. Com o espanto caem por terra as opiniões preconceituosas que o principiante carrega em seu ser, que apenas confunde a sua visão crítica da realidade, que o cerca, exigindo uma abertura de horizonte e de mentalidade, pois o que afirma não se sustenta logicamente.

Dado este importante passo, o principiante lança-se ao diferente, ao desconhecido, isso o leva a pensar, a raciocinar e a descobrir caminhos, maneiras e formas de chegar a uma solução, ou seja, ao conhecimento. Antes de concretizar este passo, é necessário o calouro questionar-se, interrogar-se insistentemente, com o objetivo de encontrar explicações para tais espantos, será inevitável o surgimento de dúvidas, que precisam ser eliminadas, através da reflexão e do questionamento, a fim de clarear o seu entendimento e prosseguir no caminho começado, desde que esteja de acordo com o seu ideal, partindo sempre de um raciocínio lógico.

Para entender isso, é preciso deixar envolver-se pela verdadeira filosofia e obviamente estar dentro dela. Para que, o principiante chegue a este estágio, é necessária uma postura responsável, ou seja, uma busca pelo saber crítico que o leva a questionar-se e a duvidar das questões obvias, que o leva a verdadeira filosofia, já que as filosofias do cotidiano, na maioria das vezes são vulgares e até mesmo exóticas que podem levar os principiantes a desviar-se do caminho correto, que é chegar ao conhecimento.

Valdecir Antônio Zöhler , 1° Sem.

Nenhum comentário: