9 de maio de 2007

DICA DE FILME


O Jardineiro Fiel
Após a morte trágica e brutal de sua esposa, numa área remota do Quênia, África, Justin Quayle, diplomata britânico, interpretado pelo ator Ralph Fiennes, decide iniciar uma busca para descobrir o porquê de tal atrocidade e desmascarar os responsáveis, mas acaba descobrindo coisas surpreendentes sobre o trabalho que a esposa Tessa Quayle, interpretada por Rachel Weisz, vinha fazendo com os pobres do Quênia, e o que ela andava praticando, deixando o marido perturbado por suposta infidelidade.
Tessa, ativista, foi encontrada assassinada depois de uma grande descoberta. Seu amigo médico e sócio Arnold Bluhm ( Hubert Koundé), atualmente foragido é o principal suspeito da morte de Tessa, pois ambos trabalhavam juntos.
Tessa e Arnold suspeitavam de que uma grande multinacional farmacêutica a ThreeBees, estava usando-se dos pobres para fazer supostos teste com medicamentos manipulados contra a tuberculose, fazendo-os de cobaias sem a menor segurança, afim de corrigir possíveis efeitos indesejados. Defensora da vida decide investigar a companhia e caso suas suspeitas fossem confirmadas denunciar para as autoridades britânicas.
Filme, baseado no livro de John Le Carré, “O jardineiro fiel”, apresenta uma das questões mais valiosas hoje, o quanto vale uma vida humana, para uma indústria que movimenta mensalmente milhões de dólares?
Dirigido por Fernando Meirelles, “O jardineiro fiel” retrata a miserável situação que se encontra a África, fome, doenças, genocídios promovido por milícias e a grande exploração de empresas do primeiro mundo. Mostrando um enorme abismo entre ricos e pobres. As cenas apresentadas foram filmadas em quatro países, Quênia, Inglaterra, Alemanha e Canadá.


Luiz José Bizarello, 3° sem. de Filosofia.

Nenhum comentário: