12 de setembro de 2007

A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA DE DEUS NA VIDA DO HOMEM MODERNO


O ritmo da vida humana mudou muito nos últimos anos, a sensação que temos é que deu a louca no relógio (ou será em nós ?). Ou, será que somos nós que não priorizamos aquilo que é essencial em nossa vida e ficamos com o secundário?
Esse mês de setembro tradicionalmente celebramos como Igreja o mês da Bíblia. Livro este que levou anos para ser escrito. Temos até frases de impactos que citamos muitas vezes como forma de “convencer” pessoas a entrar na dinâmica desta Palavra.
Mas o que tem a ver o tempo com a Palavra de Deus? Qual a importância desta introdução com o título deste artigo?
Primeiramente, a Palavra de Deus não é um livro qualquer. Para entrarmos na dinâmica desta Palavra, precisamos observar alguns passos, importantes e fundamentais (ler o artigo: “Leitura Orante: caminho de Espiritualidade”). E essencialmente disponibilizar tempo.
Tempo é um conceito hoje que envolve muito mais que a sua definição, tempo hoje é dinheiro; não é por nada que as empresas de comunicação revisaram e reformularam a forma de pagamento das contas telefônicas, a cada dia o minuto fica mais caro. O homem moderno tem a necessidade de comunicar-se cada vez mais, e mais rápido, dá ao mesmo uma sensação de estar bem informado, conectado, plugado e interligado ao mundo.
O dia a dia das pessoas se tornou em função do relógio, perdeu-se a capacidade de flexibilizar algumas coisas que são secundárias e tudo se tornou de extrema necessidade, aliás, quase tudo.
O que não ocupa mais lugar na vida de algumas pessoas é a religião, a fé e conseqüentemente a meditação da Palavra de Deus. Não há mais tempo reservado para que esta Palavra encontre eco na vida da maioria das pessoas, mesmo aquelas que se dizem cristãs.
Contrariamente o que dizemos, o que encontramos é uma demanda muito grande de literatura gnóstica, esotérica e motivacional (auto ajuda). Por que? Talvez uma das razões seja a concepção de um homem hedonista, consumista, permissivo e relativista. Um homem sem referenciais, vivendo um vazio moral, embora tendo materialmente quase tudo.
É muito comprometedor deixar-se tocar e preencher-se da Palavra de Deus, é desafiador e inquietante. Esta leva a pessoa a assumir de fato um compromisso ético e moral, onde o que ecoa no ser é a própria voz de Deus, e não suas necessidades e conveniências. Mas para isso, é preciso parar, meditar e aventura-se a seguir este Caminho que possibilitará a felicidade verdadeira e plena. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim”.
Que neste mês tiramos tempo, para ouvir, meditar e vivenciar a Palavra de Deus, plasmada em nossa vida.

Pe. Marcos Rogério Denardi

Nenhum comentário: